Casos de depressão e ansiedade vem aumentando no ambiente escolar nos últimos anos, afetando o bem-estar físico e emocional dos estudantes, a aprendizagem e o seu desenvolvimento pleno.
Pesquisa realizada pelo Instituto Unibanco, divulgada em setembro de 2022, mostrou que cerca de 34% dos jovens têm dificuldades para controlar as emoções, 24% deles se sentem sobrecarregados e 18% estão tristes ou deprimidos. Participaram do levantamento 1.308 pais ou responsáveis de alunos de instituições públicas de todo o Brasil e 1.869 estudantes.
Frente a esse cenário, muitas vezes impulsionado pelo uso excessivo da tecnologia e das redes sociais, educadores e gestores vêm buscando soluções para lidar com a questão.
Neste e-book, abordamos como orientar os alunos a lidarem de forma saudável com as emoções, sinais de alerta que podem indicar dificuldades emocionais, os cuidados necessários ao usar a tecnologia e como oferecer apoio aos jovens para que a escola promova um ambiente que priorize a saúde mental e a empatia.
Preencha o formulário para receber gratuitamente o e-book
Você vai ler sobre:
Entendendo
a tristeza infantil
A importância
do diálogo aberto
Estratégias para apoiar a expressão dos sentimentos
Construindo
resiliência emocional